PUBLICIDADE

Mundo

Nova Constituição da Igreja pode ser publicada até dezembro

Decisão foi revelada após Conselho de Cardeais com Francisco

10 abr 2019 - 21h05
Compartilhar
Exibir comentários

A 29ª reunião do Conselho de Cardeais com o papa Francisco foi encerrada nesta quarta-feira (10), no Vaticano, com a aprovação do processo de consulta sobre a nova Constituição Apostólica, a "Praedicate Evangelium", ou "Preguem o Evangelho", que trata da organização da Cúria Romana.

Nova Constituição da Igreja pode ser publicada até dezembro
Nova Constituição da Igreja pode ser publicada até dezembro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, o esboço será agora enviado aos presidentes das Conferências episcopais nacionais, aos Sínodos das Igrejas Orientais, aos Dicastérios da Cúria Romana, às Conferências dos Superiores e das Superioras Maiores e a algumas Universidades Pontifícias aos quais será solicitado que enviem observações e sugestões. A expectativa é que o texto final seja aprovado pelo Pontífice até o final deste ano.

    Estiveram presentes durante os três dias de reunião os cardeais Pietro Parolin, Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Reinhard Marx, Séan Patrick O'Malley, Giuseppe Bertello e Oswald Gracias. Além deles, o secretário do Conselho, dom Marcello Semeraro, e o secretário adjunto, monsenhor Marco Mellino, também participaram do encontro.

    "Na próxima sessão marcada para junho esperamos poder examinar as primeiras propostas", explicou Gisotti. Durante o Conselho, outros temas também foram discutidos como a orientação missionária que a Cúria deve assumir cada vez mais à luz da nova Constituição Apostólica, o compromisso a reforçar o processo de sinodalidade na Igreja em todos os níveis, e a necessidade de uma presença maior das mulheres em papéis de liderança nos organismos da Santa Sé.

    Além disso, foi reiterado que o Conselho de Cardeais é um organismo que tem a tarefa de auxiliar o Santo Padre no governo universal da Igreja e que, por isso, sua função não termina com a publicação da Constituição Apostólica.

    A reforma da Cúria é um dos principais objetivos do pontificado de Francisco e deve incluir iniciativas para a participação das mulheres e dos jovens nos órgãos da Santa Sé. A próxima reunião do Conselho de Cardeais será realizada entre os dias 25 e 27 de junho.

    Abusos - Ontem (9), o cardeal Séan Patrick O'Malley agradeceu ao Papa pelo Encontro no Vaticano sobre "A proteção dos menores na Igreja", realizado em fevereiro passado, e pela recente publicação das normas para a Cidade do Vaticano, que reforçam o compromisso da Igreja contra toda e qualquer forma de abuso sobre menores e adultos vulneráveis.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade