Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nasa adia pouso de astronautas na Lua para 2026 em meio a "desafios" das naves espaciais

9 jan 2024 - 18h42
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa anunciou nesta terça-feira mais atrasos ao seu programa lunar Artemis, marcando para 2026 o seu primeiro pouso de astronautas na Lua após meio século, conforme naves especiais da Space X de Elon Musk, a Lockheed Martin e outros encaram desafios de desenvolvimento. 

As duas primeiras missões Artemis da agência espacial dos EUA envolvendo astronautas foram adiadas em quase um ano, em atrasos com o objetivo de "dar às equipes do Artemis mais tempo para superar os desafios", disse o administrador da Nasa, Bill Nelson, a repórteres em uma entrevista coletiva. 

O Artemis 3, primeiro pouso tripulado na Lua do programa usando a Starship da SpaceX, agora está marcado para setembro de 2026, disse a Nasa. Antes, era esperado para o fim de 2025.

O precursor dessa missão lunar, o Artemis 2, também foi adiado e agora está planejado para setembro de 2025, segundo a Nasa. O Artemis 2 terá quatro astronautas voando na cápsula Orion, construída pela Lockheed, em torno da Lua. A Reuters publicou na segunda-feira que os atrasos da missão lunar eram iminentes. 

O novo cronograma "reconhece os verdadeiros desafios de desenvolvimento pelos quais nossos parceiros da indústria passam", disse Amit Kshatriya, chefe da estratégia de exploração da Lua e de Marte da Nasa. 

A jornada dos astronautas da Nasa à Lua será um revezamento entre várias espaçonaves no espaço, inicialmente lançando-se da Terra a bordo do Orion e depois transferindo-se no espaço para o sistema Starship da SpaceX para ir e voltar da superfície lunar.

Problemas e investigações do escudo de calor da Orion, a concha que protege astronautas do calor da reentrada à atmosfera da Terra, e das baterias e sistema elétrico estão entre os motivos do adiamento, disse Kshatriya. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade