PUBLICIDADE

Mundo

MP pede desembarque de menores migrantes na Itália

29 jovens desacompanhados estão a bordo do navio Diciotti

22 ago 2018 - 13h52
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério Público de Catânia, na Itália, enviou uma carta aos ministros do Interior (Matteo Salvini) e dos Transportes (Danilo Toninelli) pedindo que o governo autorize o desembarque dos menores de idade a bordo do navio Diciotti, ancorado na cidade siciliana há quase dois dias.

A embarcação, que pertence à Guarda Costeira italiana, acolhe 177 migrantes forçados resgatados no Mediterrâneo, incluindo 29 menores desacompanhados. Os deslocados foram salvos no último dia 16 de agosto, após seu barco ter entrado em águas italianas.

Na carta, a Procuradoria para Menores de Catânia denuncia a violação de direitos dos 29 jovens, como o de apresentar um pedido de refúgio, de ter um tutor e o que garante o acolhimento em estruturas adequadas.

A intervenção da magistratura havia sido pedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Salvini diz que só permitirá o desembarque dos migrantes quando outros países da União Europeia aceitarem recebê-los.

Do contrário, ele ameaça enviar os deslocados internacionais à Líbia, que, no entanto, já anunciou que rechaçará qualquer tentativa de repatriação. O Ministério Público da vizinha Agrigento abriu uma investigação por possível "sequestro de pessoas".

Salvini, artífice do endurecimento das políticas migratórias da Itália, exige da UE uma investigação sobre a denúncia de alguns migrantes de que um navio de Malta teria acompanhado o barco clandestino até águas italianas e depois o abandonado em condições de perigo.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade