PUBLICIDADE

Mundo

Mortes por Covid no Irã passam de 40 mil, diz TV britânica

Acusação é que governo esteja escondendo número real de pandemia

3 ago 2020 - 07h40
(atualizado às 07h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma investigação da emissora britânica BBC no Oriente Médio acusa o governo do Irã de esconder o número real de vítimas do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no país. Seriam quase 42 mil mortes entre fevereiro e 20 de julho contra os 14.405 oficialmente reportados pelo Ministério da Saúde local nesse período.

Emissora britânica acusa governo do Irã de esconder dados reais da crise sanitária
Emissora britânica acusa governo do Irã de esconder dados reais da crise sanitária
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O número de infectados pela Covid-19 também seria o dobro do que o governo de Teerã informou no período: 451.024 contra 287.827.

Conforme a emissora, as informações foram coletadas em uma investigação após os jornalistas receberem os dados de uma "fonte anônima".

"Eles incluem detalhes das admissões diárias em hospitais por todo o Irã, incluindo nomes, idade, gênero, sintomas, data e a duração dos períodos gastos no hospital, e condições subjacentes que os pacientes podem ter. Os detalhes na lista correspondem a dados de alguns pacientes vivos e falecidos já conhecidos pela BBC", diz a publicação no site da rede britânica.

A publicação ainda ressalta que os números enviados batem com o chamado "excessos de mortes" em junho - ou seja, a quantidade de pessoas que faleceram acima da média para o período em condições consideradas normais.

O relatório ainda mostra que a capital Teerã é o local que mais registrou mortes por Covid-19 ou de pessoas com sintomas similares à doença, com 8.120, mas que a cidade de Qom tem a maior quantidade de vítimas proporcionais ao tamanho da população, com 1.419 óbitos - uma vítima a cada mil pessoas.

Outro dado destacado é que há o registro de 1.916 mortes entre pessoas definidas como "não iranianas", "o que mostra um número desproporcional de mortes entre migrantes e refugiados, que vem em sua maioria do vizinho Afeganistão".

O governo de Teerã não se manifestou sobre as acusações. Os dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (03) mostram que, entre fevereiro e a data de hoje, são 312.035 casos confirmados do novo coronavírus no país, com 17.405 falecimentos (215 nas últimas 24 horas). Há ainda 4.104 internados em unidades de terapia intensiva e 270.228 curados. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade