Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ministro português afirma que apagão na Europa pode ter sido ocasionado por ataque hacker

Um apagão atinge vários países europeus nesta segunda-feira, 28, incluindo Portugal, Espanha, partes da França e Alemanha

28 abr 2025 - 09h52
(atualizado às 10h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ministro português sugere que o apagão que atingiu vários países europeus, incluindo Portugal, Espanha, França e Alemanha, pode ter sido causado por um ataque hacker, embora ainda não haja confirmação oficial.
Consumidores fazem compras no escuro durante apagão em Barcelona, na Espanha, nesta segunda-feira, 28
Consumidores fazem compras no escuro durante apagão em Barcelona, na Espanha, nesta segunda-feira, 28
Foto: Sandra Montanez /GettyImages

O apagão que atinge Portugal e Espanha pode ter sido ocasionado por um ataque hacker, segundo o ministro português Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. A afirmação foi feita à emissora portuguesa RTP 3, mas ainda é apenas uma hipótese.

“Há essa possibilidade, de fato”, disse o ministro. Ele afirmou que ainda tem pouca informação sobre o ocorrido.

“Sei que abrange vários países da Europa --Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos”, disse. Ele complementou que "pela dimensão" do apagão, pode ser compatível com um ciberataque.

O apagão

Um apagão atinge toda a Península Ibérica, que abriga Portugal e Espanha e partes da França, nesta segunda-feira, 28. Parte da Alemanha também foi atingida. A queda de energia começou às 12h30 (horário local). As causas do incidente ainda são desconhecidas.

A Red Eléctrica, empresa que atua no transporte de energia elétrica na Espanha, afirmou que "planos de restauração do fornecimento de energia foram ativados em colaboração com empresas do setor após a queda de energia na península". A companhia ainda apura as causas do apagão. 

"Todos os recursos estão sendo dedicados para resolver o problema. (...) Estamos começando a recuperar energia no norte e no sul da península, o que é fundamental para atender gradualmente o fornecimento de eletricidade", escreveu a empresa no X (antigo Twitter), dizendo que o processo envolve a energização gradual da rede de transmissão, à medida que os grupos geradores são conectados.

A imprensa espanhola cita o incidente como "o pior apagão elétrico da história recente da Espanha". De acordo com o jornal El País, milhões de cidadãos em todo o país --exceto nas ilhas-- são afetados pela queda de energia.

Entre os pontos mais afetados estão comunicações móveis, falhas generalizadas em semáforos, estações de trem, aeroportos, comércios e edifícios. Há "centenas de incidentes relatados em elevadores", segundo o jornal espanhol.

Em Portugal, há relatos de estações de metrô que ficaram sem energia, e passageiros precisaram se locomover a pé. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade