PUBLICIDADE

Mundo

Ministro do Reino Unido confunde China com Japão

Jeremy Hunt se referiu à própria esposa, que é chinesa, como japonesa; ele reconheceu a gafe e disse que é um "péssimo engano a se cometer".

30 jul 2018 - 16h09
(atualizado às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, cometeu uma gafe durante encontro com seu homólogo da China, Wang Yi, nesta segunda-feira (30), ao se referir à nacionalidade de sua mulher.

"Minha mulher é japonesa", disse Hunt, que se corrigiu: "desculpe, ela é chinesa". O secretário, que assumiu o cargo no último dia 9, provocou risos nos presentes e reconheceu que este é um "péssimo engano a se cometer".

Hunt ainda tentou se justificar dizendo que havia falado em japonês durante o banquete que precedeu o encontro, que tratou de acordos comerciais pós-Brexit. Para não deixar dúvidas, ele disse: "minha mulher é chinesa e meus filhos são meio-chineses, já que os avós da minha esposa vivem em Xian e temos fortes conexões familiares na China".

"Minha mulher é japonesa", disse Hunt, que se corrigiu: "desculpe, ela é chinesa".
"Minha mulher é japonesa", disse Hunt, que se corrigiu: "desculpe, ela é chinesa".
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Lucia Gu, mulher do secretário, nasceu em Xian, na região central da China, trabalha na Universidade de Warwick, no oeste da Inglaterra, e é casada com o político britânico desde 2008. Os dois têm três filhos.

A gravidade do engano ocorre porque China e Japão já se enfrentaram em duas guerras, em que disputaram territórios no leste chinês, além da ilha de Taiwan. Há casos de chineses que viveram nos anos de 1930 e 1940, quando ocorreu a Segunda Guerra Sino-Japonesa, que relutam até hoje em comprar produtos vindos do Japão por considerar atrocidades os atos cometidos pelos japoneses durante os conflitos.

Veja também

Ana Furtado entra com pé direito para gravar programa: 'Mania desde 1996':
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade