PUBLICIDADE

Mundo

Ministro do Brexit renuncia e critica plano de May

David Davis disse que o Reino Unido está cedendo "muito"

9 jul 2018 - 10h09
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário do governo do Reino Unido para a Saída da União Europeia, David Davis, renunciou ao cargo neste domingo (8), por discordâncias em relação ao plano do gabinete da primeira-ministra Theresa May para um divórcio "suave" com o bloco.

Davis, expoente da corrente eurocética do Partido Conservador, decidiu que não poderia aceitar uma estratégia mais conciliadora em relação a Bruxelas, embora ele tenha participado das discussões sobre o plano aprovado na última sexta (6).

O ex-ministro britânico David Davis
O ex-ministro britânico David Davis
Foto: Toby Melville / Reuters

"Estava claro que eu estaria sobrando. May é uma boa primeira-ministra, mas temos estratégias diferentes", justificou o ex-secretário. "Devo sair porque acho aquele plano muito frágil. Estamos cedendo muito e muito facilmente, é perigoso", acrescentou.

Para o seu lugar, a premier nomeou Dominic Raab, até então vice-secretário de Habitação e também defensor do "Brexit". O plano do governo britânico prevê a criação de uma zona de livre comércio com a UE, para bens industriais e agrícolas, baseada em um "regulamento comum".

Além disso, o Reino Unido se compromete em "harmonizar as fronteiras" e com regras mais "flexíveis" para serviços, porém com um reconhecimento de que haverá um "menor acesso recíproco" aos mercados em relação ao status atual.

A Comissão Europeia não quis comentar a renúncia de Davis e apenas afirmou que continuará negociando com May para "alcançar um acordo". A próxima rodada de tratativas deve acontecer na semana que vem.

No fim de junho, a UE já havia cobrado mais rapidez do Reino Unido nas negociações sobre a futura relação entre as duas partes e sobre a fronteira entre a Irlanda do Norte, que é território britânico, e a República da Irlanda, Estado-membro do bloco.

O "Brexit" está marcado para acontecer em 29 de março de 2019, com um período de transição até 31 de dezembro de 2020.

Veja também

Mikhail Kalashnikov e a sua obra:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade