PUBLICIDADE

Mundo

Lufthansa exige reestruturação para comprar Alitalia

Sem dinheiro, empresa foi colocada à venda pelo governo italiano

11 jan 2018 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

A companhia aérea alemã Lufthansa enviou uma carta ao governo da Itália dizendo que avançará nas negociações para a compra da Alitalia, maior empresa de aviação civil do país, apenas depois de uma "significativa reestruturação" em suas operações.

Lufthansa exige reestruturação para comprar Alitalia
Lufthansa exige reestruturação para comprar Alitalia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Assinado pelo CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, o documento foi revelado pela agência "Reuters" e endereçado ao ministro italiano do Desenvolvimento Econômico, Carlo Calenda.

"Mesmo reconhecendo as preciosas medidas adotadas até hoje sob o comando dos comissários [do governo], acreditamos que exista ainda uma considerável carga de trabalho a se fazer antes que a Lufthansa esteja na posição de entrar inteiramente na próxima fase do processo", diz a carta.

Segundo a empresa alemã, a "nova Alitalia" será "menor", tanto em número de funcionários quanto no tamanho de sua frota. Sob intervenção do governo desde maio de 2017, a Alitalia foi colocada à venda e, atualmente, os comissários nomeados por Roma analisam três ofertas.

No entanto, os nomes das empresas na disputa não foram divulgados, embora já se saiba que a Lufthansa está na briga. Em outubro passado, a imprensa italiana divulgou que o grupo alemão pretende reduzir a frota da Alitalia em 30% e cortar 40% da força de trabalho.

A ideia é repetir o processo feito com a Swiss, salva da falência pela Lufthansa em 2005 e que hoje possui uma operação saudável. A empresa italiana solicitou intervenção do governo após ficar sem liquidez e obteve dois empréstimos públicos para continuar funcionando.

A Alitalia é controlada pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), com 51% das ações, e pelo grupo árabe Etihad Airways, com 49%. Se não conseguir um comprador, a empresa corre sério risco de decretar falência.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade