PUBLICIDADE

Juiz da Nicarágua manda prender líder da oposição

Felix Maradiaga é acusado pelo governo de financiar onda de protestos no país da América Central

25 set 2018 - 08h16
(atualizado às 08h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira (25), um juiz de Manágua, capital da Nicarágua, emitiu um mandado de prisão para o líder de oposição, Felix Maradiaga, acusado pelo governo de financiar violentos protestos que têm abalado o país da América Central.

Manifestantes confrontam policiais durante protesto contra presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em Manágua 23/09/2018 REUTERS/Oswaldo Rivas
Manifestantes confrontam policiais durante protesto contra presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, em Manágua 23/09/2018 REUTERS/Oswaldo Rivas
Foto: Reuters

O governo de Daniel Ortega alega que Maradiaga financiou os protestos e treinou manifestantes por meio de uma organização que lidera, o Instituto de Estudos Estratégicos e Políticas Públicas.

"Minha consciência está limpa. Sempre fui guiado pela justiça, pela não violência e pela integridade. Hoje eu tenho mais convicção moral do que nunca", escreveu Maradiaga em publicação no Twitter.

"Aqueles de nós que amam a Nicarágua e acreditam na liberdade têm a obrigação ética de continuar firmemente nessa luta civil".

Atualmente Maradiaga não está na Nicarágua.

Cerca de 300 pessoas foram presas no país desde que os protestos começaram em abril, de acordo com ativistas de direitos humanos locais. Mais de 300 pessoas morreram durante as manifestações, em repressões lideradas pela polícia e por grupos armados de apoio ao governo, afirmaram associações de direitos humanos.

Os protestos começaram depois que o governo de esquerda de Ortega sinalizou uma redução nos benefícios sociais, mas logo se transformaram em uma ampla oposição a Ortega, que está no poder desde 2007. O presidente também liderou o país na década de 1980, durante a guerra civil da Nicarágua.

Veja também

Candidatos gastam R$ 11 milhões com jatinhos, 15 vezes mais do que com passagens aéreas:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade