PUBLICIDADE

Mundo

Johnson propõe financiamento coletivo para Big Ben anunciar Brexit

14 jan 2020 - 10h44
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, propôs nesta terça-feira uma campanha de financiamento coletivo para que o sino do Big Ben, instalado na torre do relógio do Parlamento, ressoe quando o país se separar da União Europeia.

Relógio Big Ben, na torre do Parlamento do Reino Unido
30/12/2019
REUTERS/Toby Melville
Relógio Big Ben, na torre do Parlamento do Reino Unido 30/12/2019 REUTERS/Toby Melville
Foto: Reuters

O sino de 13,7 toneladas está praticamente em silêncio desde 2017 devido a uma reforma na Torre Elizabeth, só tocando para acontecimentos importantes, como as comemorações da véspera do Ano Novo.

O premiê falou depois que uma comissão da Câmara dos Comuns rejeitou uma proposta para o sino anunciar o Brexit porque seria caro demais.

Johnson disse que custaria o equivalente a 648.450 dólares permitir que o Big Ben toque às 23h do dia 31 de janeiro, o momento em que Brexit deve entrar em vigor oficialmente, mas disse que as pessoas poderiam fazer doações.

"Estamos elaborando um plano para que as pessoas possam dar um trocado por um toque do Big Ben", disse Johnson em uma entrevista à rede BBC.

"Como todos sabem, o Big Ben está sendo reformado, parece que eles tiraram o badalo. Então precisamos reinstalar o badalo para tocar o Big Ben na noite do Brexit. E isso é caro".

A sugestão do premiê surgiu depois que um grupo de parlamentares pró-Brexit liderou uma campanha para anunciar a desfiliação britânica da UE, após meio século de integração, com um dobrar dos sinos.

Mas uma tentativa de sancionar uma lei para o Big Ben anunciar o Brexit fracassou na semana passada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade