0

Itália quer organizar conferência sobre Líbia

Cúpula deve ocorrer no segundo semestre, na própria Itália

12 jul 2018
16h33
atualizado às 17h03
  • separator
  • comentários

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou nesta quinta-feira (12) um conferência sobre a Líbia no segundo semestre deste ano, para dar prosseguimento à conferência de Paris.

Itália quer organizar conferência sobre Líbia
Itália quer organizar conferência sobre Líbia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Estamos organizando uma conferência na Itália sobre a Líbia no inverno [europeu]", disse Conte, em uma coletiva de imprensa em Bruxelas, ao participar da reunião de líderes da OTAN. "O processo de estabilização da Líbia não pode ficar restrito somente à Itália, nem menos a Macron", ressaltou, referindo-se ao presidente francês, com quem o governo italiano protagonizou momentos de tensão e troca de acusações sobre a crise imigratória na Europa nos últimos meses.

De acordo com Conte, "há muito o que fazer", mas é preciso agir antes das eleições líbias, agendadas para 10 de dezembro. Em maio, Macron organizou a Conferência Internacional sobre a Líbia, com o apoio das Nações Unidas, e conseguiu coordenar a convocação de novas eleições.

A Itália, por sua vez, sempre esteve envolvida na política líbia, já que os dois países são próximos territorialmente e vários navios com imigrantes partem da Líbia em direção ao território italiano.

Ansa - Brasil   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade