Itália organiza voos para retirar seus cidadãos de Israel e Irã
Vice-premiê enfatizou que operação 'não é uma evacuação'
O governo italiano está organizando voos fretados para retirar seus cidadãos que desejam retornar de Israel e do Irã em meio à guerra entre os dois países.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (19) pelo vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, à margem de uma reunião ministerial em Taormina, na Sicília.
"Estamos trabalhando para facilitar a saída de Teerã e Israel de nossos compatriotas que pretendem deixar esses países", afirmou o chanceler italiano à imprensa.
Tajani explicou que o governo de Giorgia Meloni está organizando "voos fretados mediante pagamento porque não se trata de uma evacuação, mas de ajuda e coordenação para italianos que pretendem deixar o Irã e Israel".
Segundo ele, "há cerca de 20 mil italianos em Israel, enquanto havia 450 no Irã, mas acho que agora são 400".
Na última quarta-feira (18), Tajani já havia dito que o governo estava organizando voos de Amã, na Jordânia, para permitir que cidadãos italianos em Israel retornassem à Itália. O ministro também enfatizou que a Itália está mantendo suas embaixadas em Teerã e Tel Aviv abertas.
"Nossas embaixadas estão operando em condições muito difíceis. Quero agradecer sinceramente a todos os funcionários diplomáticos e não diplomáticos que trabalham em Tel Aviv e Teerã", disse ele, enfatizando que "não podemos deixar as embaixadas", porque "há italianos para ajudar".
Por fim, Tajani ressaltou que o governo italiano está "tentando fazer todo o possível para garantir a segurança de nossos compatriotas".