Itália inaugura novo posto consular em Florianópolis
Iniciativa reforça laços com SC, estado com forte presença italiana
A Itália inaugurou um posto consular em Florianópolis, capital catarinense, como parte dos esforços para consolidar sua presença em um estado historicamente ligado à imigração italiana.
O escritório foi aberto oficialmente durante uma visita do embaixador Alessandro Cortese a Santa Catarina, que será concluída nesta quarta (21) e busca reafirmar o papel estratégico da região no âmbito das relações bilaterais entre Brasil e Itália.
Em funcionamento desde 5 de janeiro e vinculado ao Consulado-Geral da Itália em Curitiba, o posto consular em Florianópolis foi criado com o propósito de descentralizar os serviços e responder de forma mais eficiente à elevada demanda proveniente de Santa Catarina, segundo a Embaixada.
"A parceria entre Itália e Brasil é sólida, e Santa Catarina é um de seus exemplos mais significativos. A partir daqui, fortaleceremos ainda mais uma cooperação orientada ao desenvolvimento mútuo", afirmou Cortese durante um encontro com o governador Jorginho Mello.
De acordo com os dados apresentados, residem no estado ao menos 60 mil cidadãos italianos registrados, além de uma expressiva população de ítalo-descendentes distribuída por todas as regiões catarinenses.
A visita do embaixador também abordou o tema do intercâmbio econômico, especialmente à luz da recente assinatura do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul. Em 2025, as exportações de Santa Catarina para a Itália alcançaram US$ 169,7 milhões, sobretudo nos setores de motores elétricos e madeira, enquanto as importações italianas superaram US$ 683 milhões, com forte presença de veículos e produtos farmacêuticos.
Mello, por sua vez, mencionou a hipótese de criação de um voo direto entre Florianópolis e a Itália, solicitando o apoio da Embaixada a uma iniciativa que fortaleceria ainda mais os vínculos econômicos, turísticos e culturais entre os dois países.
Também tiveram destaque os temas da cooperação científica e do fortalecimento do ensino da língua italiana no estado. A reunião entre Cortese e o governador teve a presença de representantes da TIM e da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina.
Acompanharam o embaixador no programa oficial o encarregado interino do Consulado-Geral da Itália em Curitiba, Angelo Sirico, o cônsul honorário em Florianópolis, Attilio Colitti, e a responsável pela Chancelaria Consular da Embaixada em Brasília, Alessandra Crugnola. .