PUBLICIDADE

Mundo

Itália expulsa 30 diplomatas russos por 'segurança nacional'

Medida análoga já foi tomada por outros países da UE

5 abr 2022 - 07h55
(atualizado às 08h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália anunciou nesta terça-feira (5) a expulsão de 30 diplomatas russos por questões de "segurança nacional".

Protesto contra Putin em Roma, capital da Itália
Protesto contra Putin em Roma, capital da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida foi confirmada pelo ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, durante uma visita a Berlim, capital da Alemanha, e segue ações análogas tomadas por outros países da União Europeia.

"O secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Ettore Sequi, convocou nesta manhã, sob minha instrução, o embaixador da Federação Russa na Itália, Sergey Razov, para notificar-lhe da decisão do governo italiano de expulsar 30 diplomatas russos", disse Di Maio.

Segundo o ministro, a medida se tornou necessária "por razões ligadas à segurança nacional, no contexto da atual situação de crise por consequência da injustificada agressão à Ucrânia por parte da Federação Russa".

Desde o fim da semana passada, diversos países da União Europeia, como Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França e Irlanda, já expulsaram dezenas de diplomatas russos por causa da guerra na Ucrânia e de questões de espionagem.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, prometeu que o país dará "uma resposta pertinente" às medidas tomadas pelos membros da UE.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade