Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália envia 1º pacote de auxílio energético à Ucrânia

Ataques russos têm destruído sistema de calefação em pleno inverno

28 jan 2026 - 14h39
(atualizado às 15h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália anunciou nesta quarta-feira (28) o envio do primeiro pacote de ajuda à infraestrutura energética da Ucrânia.

Abrigos de emergência foram colocados em Kiev para famílias que ficaram sem aquecimento em casa
Abrigos de emergência foram colocados em Kiev para famílias que ficaram sem aquecimento em casa
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O auxílio, que inclui geradores de energia e caldeiras industriais, cumpre uma promessa feita pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em uma reunião à margem do Conselho Europeu em outubro.

"O primeiro lote de 78 caldeiras industriais foi entregue hoje, com mais 300 a serem concedidas nas próximas semanas, totalizando uma capacidade térmica de aproximadamente 900 MW", diz o comunicado do Palácio Chigi, explicando que os equipamentos "destinam-se a redes urbanas danificadas, hospitais e serviços essenciais".

"Esta iniciativa humanitária do governo italiano fornecerá capacidade térmica suficiente para cerca de 90 mil residências ou uma cidade de aproximadamente 250 mil habitantes", destaca a nota.

O gabinete da premiê também informou que Roma lançou um programa para o envio de geradores de médio e grande porte a Kiev.

"Esses geradores darão suporte a hospitais, sistemas de água e infraestrutura crítica em caso de queda de energia", esclareceu o Palácio Chigi.

A Ucrânia tem vivido uma crise energética devido aos bombardeios russos em seus sistemas de calefação no auge de um dos invernos mais rigorosos no leste europeu. No final de fevereiro, a guerra completará quatro anos.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade