Violência do ICE é inaceitável, diz Vaticano
Parolin evitou comentar presença de agentes nos Jogos de Inverno
O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, criticou a violência dos agentes do Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE).
"A posição da Santa Sé é evitar qualquer tipo de violência. Não podemos resolver problemas e contradições dessa maneira", disse Parolin ao responder uma pergunta sobre o tema.
"Se eles [o governo americano] resolvem dessa forma, é inaceitável", destacou.
Ao ser questionado sobre a possibilidade da presença de funcionários do ICE na delegação dos EUA nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo, o religioso foi enfático: "Sim, estou ciente disso, inclusive da controvérsia. Veja bem, não vamos entrar em polêmica".
A atuação do ICE em diversas cidades democratas dos EUA em operações anti-imigração tem gerado tensão no país. Nos últimos dias, dois cidadãos norte-americanos foram assassinados em Minneapolis por forças federais do governo de Donald Trump.
Já no início da semana, o governador da região da Lombardia, Attilio Fontana, gerou controvérsia na Itália ao comentar a possibilidade da presença de agentes do ICE no país durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo. Posteriormente, o serviço de imigração de Washington confirmou sua participação na segurança de atletas do país no evento, que ocorrerá de 6 a 22 de fevereiro.