Ex-premiês franceses Philippe e Attal são nomes de centro preferidos para próxima eleição presidencial, mostra pesquisa
Os ex-primeiros-ministros franceses Édouard Philippe e Gabriel Attal são os nomes favoritos para liderar o bloco de centro na eleição presidencial do ano que vem, mostrou uma pesquisa da Elabe/BFM TV nesta quarta-feira.
O bloco político de centro francês, próximo ao presidente Emmanuel Macron, perdeu seu controle na câmara baixa do Parlamento depois que Macron convocou uma eleição parlamentar antecipada em 2024, e tem enfrentado pressão inflexível dos partidos de extrema-direita Reunião Nacional (RN) e de extrema-esquerda França Insubmissa (LFI).
Philippe -- o primeiro primeiro-ministro de Macron -- tem se apresentado consistentemente como candidato à Presidência em 2027.
Ele também tem criticado cada vez mais Macron nos últimos anos, conforme as tentativas de Macron de aprovar um orçamento no Parlamento têm enfrentado desafios constantes dos partidos de oposição.
A pesquisa da Elabe/BFM TV acrescentou que o ex-ministro do Interior Bruno Retailleau era visto como o nome favorito do campo tradicional e conservador de direita para a eleição de 2027.