Itália consegue evitar greve no setor aéreo durante Jogos de Inverno
Sindicatos recuaram e transferiram paralisação para 26/2
Os sindicatos do setor aéreo na Itália confirmaram nesta sexta-feira (13) a transferência da greve geral, inicialmente prevista para o próximo 16 de fevereiro, para o dia 26 deste mês.
A mudança se deu após negociações com o Ministério dos Transportes, que temia que a paralisação prejudicasse a imagem do país, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina D'Ampezzo, que seguem até 22 de fevereiro.
"Exigimos que a greve aérea seja evitada durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de modo a não prejudicar a imagem de positividade e eficiência que a Itália está construindo graças ao trabalho de todos", afirmou o vice-premiê do país e ministro dos Transportes, Matteo Salvini, após obrigar a categoria a trabalhar na data.
A paralisação geral do setor aéreo na segunda-feira (16) iria envolver as empresas Ita Airways, EasyJet e Vueling.
Ontem, os sindicatos também haviam anunciado uma segunda greve geral em 7 de março, durante os Jogos Paralímpicos, mas até o momento, não houve qualquer declaração de mudança da data.
"As greves foram convocadas em apoio às disputas sobre a renovação do Acordo Coletivo Nacional de Trabalho (CCNL) e dos contratos de emprego individuais que expiraram há muitos meses, assim como as negociações infrutíferas com empresas que se mostraram indiferentes às reivindicações legítimas", escreveram todos os sindicatos em carta ao Ministério dos Transportes na última quinta (12).