Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália condena irmãos por assassinato de jovem negro em 2020

Marco Bianchi pegou prisão perpétua pelo crime em Colleferro

14 mar 2025 - 12h02
(atualizado às 12h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O italiano Marco Bianchi, um dos responsáveis pelo assassinato de Willy Monteiro Duarte, jovem negro que foi espancado até a morte ao tentar apartar uma briga, foi condenado à prisão perpétua pelo crime, enquanto seu irmão, Gabriele, pegou 28 anos de cadeia.

    A decisão do Tribunal de Apelações de Roma chegou quase cinco anos depois do crime, ocorrido em Colleferro, nos arredores da capital italiana, e que provocou consternação no país por causa de sua brutalidade.

    "As sentenças não vão trazer Willy de volta. Espero que esses homens apreciem o fato de estarem vivos com uma família que pode vê-los e ouvir suas vozes. Tudo o que nos resta de Willy é uma fotografia, enquanto sua voz é apenas uma memória distante", declarou a mãe da vítima, Lúcia Monteiro Duarte.

    A mulher disse esperar que os irmãos Bianchi "aprendam a respeitar os outros", além de garantir que outras famílias não passem pelo mesmo terror.

    Os assassinos foram condenados em primeira instância à prisão perpétua, mas tiveram suas penas reduzidas em segundo grau para 24 anos de reclusão em 2023. No entanto, o novo recurso apresentado alterou o tempo que os irmãos passarão atrás das grades.

    Filho de imigrantes de Cabo Verde, mas nascido na capital italiana, Duarte era estudante de hotelaria e trabalhava como ajudante de cozinha em um hotel em Artena, vizinha a Colleferro.

    Na madrugada entre 5 e 6 de setembro de 2020, tentou apartar uma briga envolvendo um amigo e foi espancado até a morte. Segundo testemunhas, alguns dos agressores até pularam sobre o corpo inerte do jovem.

    Cerca de um mês depois do crime, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, concedeu uma medalha póstuma de "valor cívico" por causa do altruísmo de Willy na defesa de seu amigo.

    .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade