PUBLICIDADE

Mundo

Itália busca desaparecidos em naufrágio em Lampedusa

Pelo menos cinco pessoas estariam sumidas, segundo sobreviventes

21 fev 2021 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades da Itália buscam pelo menos cinco desaparecidos após o naufrágio de um barco de migrantes forçados na costa de Lampedusa, ilha situada no Mediterrâneo Central.

Barco de migrantes perto da costa de Lampedusa, no sul da Itália
Barco de migrantes perto da costa de Lampedusa, no sul da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A embarcação carregava cerca de 50 pessoas e virou durante a operação de resgate da Guarda Costeira italiana, na madrugada do último sábado (20). 45 náufragos, incluindo uma mulher em estágio final de gravidez, foram salvos e indicaram que ao menos cinco indivíduos estavam desaparecidos.

As buscas chegaram a ser interrompidas durante a noite, mas foram retomadas na manhã deste domingo (21), com meios da Guarda Costeira, da Capitania dos Portos e da Guarda de Finanças.

"Se quisermos que o Mediterrâneo não seja mais um mar de náufragos e se torne um mar de paz, é necessária uma intervenção da Europa contra as causas e na gestão dos fluxos migratórios", disse o prefeito de Lampedusa, Totò Martello, no último sábado.

A ilha fica mais perto do norte da África do que da Península Itálica, o que a transformou na principal porta de entrada para migrantes e refugiados que fazem a travessia do Mediterrâneo Central.

Entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro, a Itália já acolheu 2.931 deslocados internacionais por via marítima, crescimento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade