Itália acompanha apagão na Espanha; UE nega ataque hacker
Falha técnica pode ter causado blackout em vários países
A Agência da União Europeia para a Cibersegurança (Enisa) acredita que as causas do apagão que afetou a Península Ibérica e o sul da França nesta segunda-feira (28) se devem à uma falha técnica, ao invés de um ataque hacker.
"Neste momento, a investigação aponta um problema técnico ou de cabo", disse um porta-voz da agência em uma declaração enviada por e-mail à Bloomberg, acrescentando que a Enisa "segue monitorando a situação de perto, ao mesmo tempo que mantém contato com as autoridades europeias".
O vice-premiê da Itália e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, que está nesta segunda-feira (28) em Valência, na Espanha, para cumprir agenda, também acompanha o blackout de perto.
Ao lado do embaixador italiano em Madrid, Tajani está em contato com os consulados da Itália na capital espanhola e em Barcelona, que tentaram contato com cidadãos italianos no país.
Unidades de Crise em Roma também enviaram mensagens a essas pessoas, que podem não tê-las recebido pela interrupção no serviço telefônico e de internet na Espanha.
As autoridades espanholas estimam o restabelecimento total da eletricidade em até 10 horas. .