Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Israel notifica ONU sobre fim de relação com Unrwa

Agência para Refugiados da Palestina foi proibida no país

4 nov 2024 - 08h05
(atualizado às 08h53)
Compartilhar

O governo de Israel notificou oficialmente a ONU sobre o fim das relações com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (Unrwa), decisão criticada pela comunidade internacional por colocar em risco a ajuda humanitária para a população civil da Faixa de Gaza.

    O Parlamento israelense aprovou no mês passado dois projetos de lei que proíbem a Unrwa de operar no país, na esteira das suspeitas sobre a participação de funcionários do organismo nos atentados terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixaram 1,2 mil mortos.

    "O Ministério das Relações Exteriores notificou a ONU sobre a anulação do acordo entre o Estado de Israel e a Unrwa", diz um comunicado da chancelaria de Tel Aviv. Já o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, afirmou que a agência é "parte do problema na Faixa de Gaza, e não da solução".

    O chanceler ainda minimizou os riscos de o veto prejudicar a entrega de ajuda ao enclave palestino, devastado por mais de um ano de uma guerra que já matou mais de 43 mil pessoas. "A grande maioria do auxílio humanitário a Gaza é fornecida por outras organizações, e apenas 13% é entregue por meio da agência", salientou.

    No entanto, um porta-voz da Unrwa, Jonathan Fowler, declarou à agência AFP que a proibição de operar em Israel pode "colapsar" o sistema de ajuda humanitária internacional na Faixa de Gaza, do qual o órgão da ONU é "a espinha dorsal". .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra