PUBLICIDADE

Mundo

Israel mata quatro palestinos durante protesto na fronteira de Gaza

26 out 2018 - 20h26
Compartilhar
Exibir comentários

Forças de Israel mataram quatro palestinos a tiros e feriram ao menos 50 durante protestos na fronteira de Gaza nesta sexta-feira, disseram autoridades médicas palestinas.

Palestinos se reúnem na fronteira de Gaza com Israel
26/10/2018
REUTERS/Mohammed Salem
Palestinos se reúnem na fronteira de Gaza com Israel 26/10/2018 REUTERS/Mohammed Salem
Foto: Reuters

Segundo o comunicado, 16 mil palestinos se reuniram na fronteira de Gaza e lançaram granadas, bombas incendiárias e pedras contra as tropas israelenses, que responderam com "meios de dispersão de tumulto" e munição real quando necessário.

    Os militares israelenses reagiram com ataques aéreos contra três posições do Hamas, o grupo islâmico que comanda a Faixa de Gaza, disse um comunicado do Exército.

    Os palestinos protestam na fronteira desde 30 de março, exigindo o fim de um bloqueio de Israel ao seu território e o direito de retorno às terras das quais fugiram ou foram expulsos quando da fundação do Estado judeu em 1948.

    Desde o início das manifestações 212 moradores de Gaza foram mortos por soldados israelenses, segundo cifras do Ministério da Saúde palestino. Um soldado de Israel foi morto por um franco-atirador palestino.

    Autoridades de segurança do Egito passaram a última quinzena conversando com líderes israelenses e autoridades do Hamas e de outras facções na tentativa de restaurar a calma na divisa.

    Fawzi Barhoum, porta-voz do Hamas, disse que os protestos continuarão "até atingirmos nossos objetivos, e o maior deles é acabar com o bloqueio da Faixa de Gaza".

    Na Cisjordânia ocupada pelos israelenses, um manifestante palestino morreu devido a um ferimento de bala, disseram autoridades médicas palestinas, depois de se envolver em um confronto com soldados de Israel no vilarejo de Al-Mazraa Al-Gharbeya.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade