PUBLICIDADE

Mundo

Israel derruba casas de palestinos perto de barreira

22 jul 2019 - 10h13
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Forças de Israel começaram a demolir casas de palestinos próximas de uma barreira militar nos arredores de Jerusalém nesta segunda-feira, apesar dos protestos e das críticas internacionais.

Escavadoras acompanhadas por centenas de policiais e soldados israelenses avançaram sobre Sur Baher, vilarejo palestino na extremidade de Jerusalém Oriental e em uma área que Israel capturou e ocupou na Guerra dos Seis Dias de 1967.

Forças israelenses fazem patrulha enquanto máquinas demolem casa na vila de Sur Baher, na Cisjordânia
Forças israelenses fazem patrulha enquanto máquinas demolem casa na vila de Sur Baher, na Cisjordânia
Foto: Mussa Qawasma / Reuters

Os palestinos temem que a destruição de edifícios próximos da cerca estabeleça um precedente para outras cidades ao longo da rota da barreira, que se estende por centenas de quilômetros ao redor e através da Cisjordânia sob ocupação de Israel.

A demolição é a rodada mais recente das disputas prolongadas sobre o futuro de Jerusalém, que abriga mais de 500 mil israelenses e 300 mil palestinos e santuários judaicos, islâmicos e cristãos.

Forças de Israel romperam uma seção de arame da barreira de Sur Baher aproveitando a escuridão na madrugada desta segunda-feira e expulsaram moradores.

Escavadoras começaram a derrubar casas dos dois lados da barreira enquanto forças de segurança preparavam um prédio de nove andares parcialmente construído para uma demolição.

"Eles estão retirando as pessoas de suas casas à força e começaram a plantar explosivos nas casas que querem destruir", disse Hamada Hamada, um líder comunitário.

Em junho, a Suprema Corte de Israel determinou que as estruturas violam uma proibição de construção. O prazo para os moradores removerem os prédios afetados, ou parte deles, terminou na sexta-feira.

Mas os proprietários palestinos disseram que suas construções estão dentro de áreas administradas pela Autoridade Palestina, que tem controle limitado sobre a Cisjordânia.

Veja também

Lua desvendada:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade