PUBLICIDADE

Mundo

Anarquistas comemoram ataque contra estação em Florença

22 jul 2019 - 09h22
(atualizado às 14h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Sites anarquistas italianos comemoraram nesta segunda-feira (22) o incêndio em uma estação de trem de Florença, que provocou caos no transporte ferroviário em todo o país.

Passageiros lotam estação ferroviária em Nápoles após incêndio atrasar ligações com Florença
Passageiros lotam estação ferroviária em Nápoles após incêndio atrasar ligações com Florença
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em um deles, os autores de um texto dizem que não conseguem "conter a emoção" por perceber "que é suficiente acender um cigarro a céu aberto no campo sob a Lua" para colocar no caos "esse gigante com pés de barro" chamado "Poder".

"O espectro da morte e a ameaça da prisão podem parar quem se preocupa com os próprios interesses, mas nunca pararam quem deseja ardentemente a própria liberdade", afirma o texto. Outro portal anarquista questiona se o incêndio foi uma "obra do acaso", uma "vil provocação" ou, "mais simples e humanamente, um gesto de amor e de raiva".

As mensagens reforçam a principal suspeita da polícia, de que o ataque tenha sido provocado por anarquistas. O episódio aconteceu no mesmo dia em que o Tribunal de Florença deve emitir uma sentença contra 28 anarquistas acusados de uma série de crimes.

Um deles é a tentativa de homicídio contra o policial Mario Vece, que perdeu um olho e uma mão ao tentar desarmar uma bomba colocada em frente a uma livraria ligada ao grupo neofascista CasaPound, em Florença, em 1º de janeiro de 2017.

Entre os réus também estão acusados de lançar coquetéis molotov contra uma delegacia em Rovezzano, bairro florentino onde fica a estação de trem incendiada.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade