PUBLICIDADE

Mundo

Iraque lança operação para expulsar Estado Islâmico do deserto na fronteira com Síria

23 nov 2017 - 09h41
(atualizado às 10h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Forças iraquianas lançaram uma operação nesta quinta-feira para expulsar o Estado Islâmico do deserto na fronteira com a Síria, uma última campanha para livrar o Iraque do grupo militante, disseram os militares em um comunicado.

Veículos militares assumem posição em deserto perto da fronteira entre Síria e Iraque  23/11/2017 Hashid Shaabi/Divulgação via REUTERS TV
Veículos militares assumem posição em deserto perto da fronteira entre Síria e Iraque 23/11/2017 Hashid Shaabi/Divulgação via REUTERS TV
Foto: Reuters

Soldados do Exército do Iraque e das Forças de Mobilização Popular, um agrupamento xiita, estão participando da campanha contra militantes escondidos em uma faixa ampla de território na divisa, informaram autoridades militares iraquianas.

"O objetivo por trás da operação é evitar que grupos remanescentes do Estado Islâmico se reúnam na região do deserto e a usem como base para ataques futuros", disse o coronel do Exército Salah Kareem.

Na terça-feira, o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, disse que o Estado Islâmico foi derrotado da perspectiva militar, mas que só declarará a vitória final depois que os combatentes do grupo forem derrotados no deserto.

As forças iraquianas capturaram na sexta-feira a cidade fronteiriça de Rawa, a última ainda sob controle do Estado Islâmico, assinalando o colapso do "califado" proclamado pelos extremistas depois de varrerem grande parte do norte e do oeste do Iraque em 2014.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade