PUBLICIDADE

Mundo

Iraque lança ofensiva para recapturar última cidade controlada pelo Estado Islâmico

11 nov 2017 - 11h54
Compartilhar
Exibir comentários

Forças iraquianas lançaram uma ofensiva neste sábado para capturar Rawa, última cidade ainda sob controle do Estado Islâmico, deixando o califado auto-proclamado do grupo à beira de uma derrota completa.

A captura da cidade marcaria o fim do domínio territorial do Estado Islâmico sobre o chamado califado, proclamado em 2014 ao redor de vastas faixas de terra do Iraque e da Síria.

O exército sírio declarou vitória sobre militantes na quinta-feira, após conquistar a última cidade substancial na fronteira com o Iraque.

O exército e seus aliados ainda estava combatendo o Estado Islâmico em áreas desertas próximas a Albu Kamal, última cidade que o grupo militante mantinha na Síria.

Duas divisões da infantaria do Iraque e forças tribais sunitas estão participando da ofensiva para recapturar a pequena cidade de Rawa e suas áreas ao redor, ao longo da fronteira com a Síria, disse o Comando de Operações em Conjunto em comunicado.

Na semana passada, forças iraquianas recapturaram a cidade de al-Qaim, no que o primeiro-ministro Haider al-Abadi chamou de "tempo recorde", deixando apenas alguns pequenos pedaços de terra nas mãos do Estado Islâmico.

O Iraque tem realizado uma campanha final para acabar com o califado do EI, enquanto prepara ofensiva no Norte contra os Curdos que fizeram referendo de independência em setembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade