Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Iraniana vencedora do Nobel foi hospitalizada duas vezes após "prisão violenta", diz família

15 dez 2025 - 11h17
Compartilhar
Exibir comentários

Narges Mohammadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, foi levada duas vezes ao pronto-socorro do hospital depois de sofrer golpes das forças de segurança que a prenderam em 12 de dezembro, informou sua família à Fundação Narges nesta segunda-feira.

A ativista de direitos humanos recebeu o prêmio enquanto estava na prisão em 2023, após sua campanha de três décadas pelos direitos das mulheres e pela abolição da pena de morte no Irã.

Ela foi presa novamente na sexta-feira -- depois de ter sido libertada no final do ano passado -- após denunciar a morte suspeita do advogado Khosrow Alikordi.

O promotor de Mashhad, Hasan Hematifar, disse aos repórteres no sábado que Mohammadi e o irmão de Alikordi fizeram comentários provocativos na cerimônia em memória do advogado na cidade de Mashhad, no nordeste do país, e incentivaram os presentes a "entoar slogans que quebram as normas" e "perturbar a paz".

A Fundação Narges, administrada pela família, disse que Mohammadi havia feito uma ligação para sua família no final do domingo.

"Narges Mohammadi disse na ligação que a intensidade dos golpes foi tão forte, contundente e repetida que ela foi levada ao pronto-socorro do hospital duas vezes... Sua condição física no momento da ligação não era boa, e ela parecia não estar bem", disse a fundação em um post no X.

Mohammadi foi libertada em dezembro do ano passado da prisão Evin, em Teerã, após a suspensão de sua pena de prisão para se submeter a tratamento médico.

Ela disse à sua família que foi acusada de "cooperar com o governo israelense" e recebeu ameaças de morte das forças de segurança, o que a levou a solicitar que sua equipe jurídica apresentasse uma queixa formal contra o órgão de segurança que a deteve e a maneira violenta de sua prisão.

Não houve nenhum comentário imediato das autoridades iranianas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade