Irã diz que deteve navio dos Emirados após morte de pescadores
Caso deve acirrar ainda mais a tensão na região
O governo do Irã anunciou nesta quinta-feira (20) que deteve um navio dos Emirados Árabes Unidos após a morte de dois pescadores iranianos em um incidente com a embarcação ocorrido cerca de 24 horas antes.
Em uma nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores de Teerã informou que convocou por duas vezes o diplomata dos EAU para protestar sobre as mortes, que teriam acontecido após a Guarda Costeira dos Emirados abrir fogo contra pesqueiros iranianos nas águas do Golfo.
"O governo dos Emirados Árabes Unidos enviou na quarta-feira (19) uma nota escrita, exprimindo uma profunda dor pelo incidente e também expressou a disponibilidade de ressarcir danos", disse o ministério iraniano. Ainda conforme o governo, as autoridades dos EAU abriram um processo legal para transferir os corpos dos pescadores de volta para o Irã.
Essa é a segunda embarcação confiscada pelo governo iraniano desde o incidente. Ainda na quarta, um barco foi barrado pela Guarda de Fronteira do Irã com a acusação de transporte ilegal em águas territoriais do país.
O incidente ocorre em um momento de alta tensão entre os países muçulmanos e os Emirados Árabes Unidos por conta da assinatura de um acordo de normalização das relações diplomáticas entre Abu Dhabi e o governo de Israel. Os iranianos chamaram o pacto de uma "traição" e algo que "não traria segurança" para os Emirados. .