PUBLICIDADE

Mundo

Irã cumpriu principais limites de acordo nuclear, diz ONU

31 ago 2017 - 13h49
Compartilhar
Exibir comentários

O Irã manteve suas atividades nucleares dentro dos principais limites impostos pelo acordo que fechou em 2015 com seis potências mundiais, mostrou um relatório do órgão de monitoramento atômico da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira.

Bandeira da Agência Internacional de Energia Atômica em frente à sede da entidade em Viena
12/06/2017 REUTERS/Heinz-Peter Bader
Bandeira da Agência Internacional de Energia Atômica em frente à sede da entidade em Viena 12/06/2017 REUTERS/Heinz-Peter Bader
Foto: Reuters

O relatório foi o terceiro desde a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chamou o acordo, estabelecido durante o mandato de seu predecessor Barack Obama, do "pior acordo já negociado".

O estoque do Irã de urânio com baixo índice de enriquecimento era de 88,4 kg no dia 21 de agosto, bem abaixo do limite de 202,8 kg, e o nível de enriquecimento não ultrapassou o teto de 3,67 por cento, de acordo com o relatório da Agência Internacional de Energia Atômica visto pela Reuters.

O estoque do Irã da chamada água pesada, um moderador usado em um tipo de reator que pode produzir plutônio era de 111 toneladas, menos do que o limite de 130 toneladas acordado pelos envolvidos no acordo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade