PUBLICIDADE

Mundo

Índia comemora 150 anos de aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi

2 out 2019 - 18h31
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, prestou homenagem ao "pai da nação" Mahatma Gandhi no 150º aniversário de seu nascimento em seu memorial em Nova Déli nesta quarta-feira.

Premiê da Índia, Narendra Modi, presta homenagem a Mahatma Gandhi no 150º aniversário de seu nascimento
02/10/2019
REUTERS/Adnan Abidi
Premiê da Índia, Narendra Modi, presta homenagem a Mahatma Gandhi no 150º aniversário de seu nascimento 02/10/2019 REUTERS/Adnan Abidi
Foto: Reuters

Ao lado de figuras da política, estudantes e o público compareceram no local para prestar suas homenagens.

    A Índia observa o 2 de outubro não somente como o aniversário de Gandhi, mas também como o Dia Internacional da Não-Violência, ideal pelo qual Gandhi lutou durante toda a vida.

    Gandhi, que nasceu em 1869, desempenhou papel crucial na luta da Índia pela independência. Ele foi assassinado por um hindu radical em 30 de janeiro de 1948, poucos meses depois de libertar sua nação do domínio britânico por meio de uma luta sem violência.

    A Índia celebrou a data organizando mutirões de limpeza e exibições de filmes e montando um tear de 1.60 quilos feito de resíduos plásticos.

Gandhi usava um tear para tecer suas próprias roupas, um gesto de independência e autossuficiência indiana. Autoridades disseram à mídia local que o tear simboliza o comprometimento do regime Modi de romper com os plásticos de uso único.

    "O mundo todo está comemorando o aniversário de nascimento de Gandhi", disse Modi.

    O premiê evoca Gandhi com frequência em seus discursos, dizendo que suas ideias e filosofias são tão relevantes hoje quanto eram durante sua época.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade