Imigrante com green card fica preso por uma semana nos EUA sem explicação
O sul-coreano Tae Heung "Will" Kim é cientista e vive nos EUA desde os 5 anos de idade
Nascido na Coreia do Sul, Tae Heung "Will" Kim, de 40 anos, vive nos Estados Unidos desde os cinco anos. Cientista e residente legal, ele possui o green card, ele passou a última semana detido sem explicações por agentes de imigração — sem que lhe dessem qualquer explicação.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Kim cursa o doutorado na Universidade Texas A&M e viajou por duas semanas à Coreia do Sul para o casamento do irmão. Ao voltar aos EUA, ele foi parado em um posto de triagem no aeroporto de São Francisco e foi detido por agentes de imigração, que não permitiram que ele contatasse a família ou um advogado, segundo o jornal The Washington Post.
Eric Lee, advogado de Kim, afirma que o governo não informou a ele que o cliente estava detido. A família do cientista, que mora nos Estados Unidos, também não foi informada.
O único contato que Kim teve com os parentes foi por uma breve ligação para a mãe e por mensagens enviadas de seu celular, mas que se acredita terem sido escritas por um agente da imigração.
O Departamento de Imigração dos Estados Unidos não informou o motivo da detenção de Kim. Lee pontua que o cliente não tem a ficha criminal suja, o que poderia causar a deportação ou a proibição de entrar no país.
A única infração do cientista foi uma acusação de porte de maconha em 2011, mas ele cumpriu serviço comunitário e obteve o direito de ter essa infração ocultada de registros públicos.
O advogado Eric Lee questionou o Departamento de Imigração se o cliente teria direito a um advogado e a questionar a detenção em um processo legal, como prevê a Constituição americana, mas a resposta foi não.
"Se a Constituição não se aplica a alguém que vive neste país há 35 anos e é portador de green card –e só saiu do país para uma viagem de duas semanas– isso significa que [o governo] está basicamente argumentando que a Constituição não se aplica a ninguém que esteja aqui há menos tempo que ele", criticou o advogado.
Desde o início de seu segundo mandato, Donald Trump tornou a fiscalização de imigrantes agressiva, prometendo deportar estrangeiros sem documentação ou que tenham ficha criminal. Na prática, as medidas implantadas pelo presidente dos Estados Unidos também têm afetado imigrantes legalizados e sem problemas na documentação.