Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hamas pede mudanças em plano de Trump, diz mídia

Modificações se referem a armamentos, exílio e retirada das IDF

1 out 2025 - 11h30
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O Hamas pediu algumas modificações na proposta de paz apresentada pelo governo de Donald Trump para a guerra na Faixa de Gaza. As demandas dizem respeito a cláusulas de desarmamento, ao exílio de sua liderança e à necessidade de obter garantias para a retirada completa das Forças de Defesa de Israel (IDF).

Fumaça sobe pela Cidade de Gaza após novo bombardeio israelense nesta quarta
Fumaça sobe pela Cidade de Gaza após novo bombardeio israelense nesta quarta
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi revelada nesta quarta-feira (1º) pelo canal saudita Al-Sharq. Uma fonte confirmou à emissora que ontem foram realizadas reuniões em Doha entre representantes do Catar, Egito e Turquia, que "encorajaram o Hamas a aceitar a proposta" americana.

Ainda segundo o relato, o grupo fundamentalista árabe teria deixado claro que "garantias internacionais são necessárias e que levará de dois a três dias para definir sua posição" sobre o plano.

A proposta de paz dos Estados Unidos menciona a criação de uma zona "desradicalizada", livre de grupos armados e que não representará mais uma ameaça aos seus vizinhos.

O texto também cita que Tel Aviv não ocupará ou anexará Gaza e estabelece a libertação dos reféns israelenses e de milhares de palestinos presos.

Além disso, a medida prevê uma força-tarefa para estabilizar o território.

O plano de paz de Trump recebeu aval do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que, no entanto, repetiu que "não aceitará a criação de um Estado da Palestina".

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade