PUBLICIDADE

Mundo

Grupos pró-independência marcham na Catalunha; Madri ameaça endurecer postura

16 out 2019 - 11h52
Compartilhar
Exibir comentários

Grupos pró-independência iniciaram marchas de protesto na Catalunha nesta quarta-feira em repúdio à condenação a prisão de nove líderes separatistas, apesar de o governo espanhol ter voltado a alertar que intervirá se for necessário para garantir a segurança.

Mulher discute com policial durante protesto de estudantes em Barcelona
16/10/2019
REUTERS/Rafael Marchante
Mulher discute com policial durante protesto de estudantes em Barcelona 16/10/2019 REUTERS/Rafael Marchante
Foto: Reuters

Madri reiterou que agirá "com firmeza e de maneira proporcional" para manter a ordem depois que manifestantes lançaram latas, pedras e sinalizadores contra o batalhão de choque e incendiaram latões de lixo em confrontos anormalmente tensos em Barcelona, a capital regional. Foram presas 30 pessoas.

Os manifestantes bloquearam estradas e interromperam o serviço de trens em toda a região nordeste depois que os líderes catalães receberam penas que variam entre nove e treze anos de prisão na segunda-feira devido ao seu papel em uma tentativa de independência fracassada em 2017.

Após o anúncio das penas, a Suprema Corte da Espanha emitiu um mandado de prisão europeu para o ex-líder da Catalunha Carles Puigdemont, que se exilou na Bélgica.

A Procuradoria de Bruxelas disse nesta quarta-feira que recebeu o mandado. A Bélgica rejeitou dois pedidos de extradição anteriores, e uma porta-voz do procurador disse que pode demorar semanas para se chegar a uma decisão sobre o novo pedido.

O mandado foi emitido em espanhol. A lei exige que ele seja enviado em uma das línguas oficiais da Bélgica ou em inglês, por isso a Espanha enviará outro na semana que vem, disse a porta-voz.

A iniciativa independentista catalã desencadeou a maior crise política da Espanha em décadas em 2017, e ainda domina o debate político polarizado enquanto a quarta maior economia da zona do euro ruma para uma eleição em 10 de novembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade