PUBLICIDADE

Mundo

Texas estima danos do Harvey entre US$ 150 bi e US$ 180 bi

3 set 2017 - 13h45
(atualizado às 14h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Móveis danificados são vistos nas ruas de Houston
Móveis danificados são vistos nas ruas de Houston
Foto: Reuters

O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou neste domingo que os danos do Furacão Harvey ultrapassariam os estragos dos furacões Katrina e Sandy, provavelmente alcançando de 150 bilhões a 180 bilhões de dólares.

O Harvey, que chegou à terra em 25 de agosto como o furacão mais poderoso a atingir o Texas em 50 anos, matou um número estimado de 47 pessoas e desalojou mais de 1 milhão após causar destroços em uma área que se estende por mais de 480 quilômetros.

Abbott, que defende que o governo norte-americano ajude a reconstruir seu Estado, afirmou que o dano superaria o do Katrina, a tempestade que devastou Nova Orleans e as áreas ao redor em 2005, e do Sandy, que sobrecarregou Nova York e o nordeste dos Estados Unidos em 2012.

"O Katrina gerou um gasto de, se eu me lembro, mais de 120 bilhões de dólares, mas quando você olha para o número de casas e negócios afetados aqui, eu acho que irá custar muito mais que os 120 bilhões de dólares, provavelmente de 150 bilhões a 180 bilhões de dólares", disse Abbott à Fox News, acrescentando que "esse é um furacão muito maior do que foi o Sandy".

A administração do presidente norte-americano Donald Trump pediu ao Congresso um valor inicial de 7,85 bilhões de dólares para os esforços de recuperação, o que Abbott chamou de "pagamento inicial".

"Essa é uma longa estrada a percorrer se vamos reconstruir a quarta maior cidade dos Estados Unidos, bem como uma região geográfica inteira", disse Abbott.

Vias continuam alagadas em Houston, no Texas
Vias continuam alagadas em Houston, no Texas
Foto: Reuters

Houston ainda estava com dificuldades de se recuperar neste domingo, quando a cidade forçou a retirada de milhares de pessoas do lado oeste da cidade, que foram afetadas pela liberação de água que havia se acumulado no reservatório.

A cidade cortou a energia das casas na manhã de domingo para encorajar a retirada daqueles que estavam relutantes em deixar suas casas.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) no sábado levantou preocupações sobre 13 locais Superfund, antigas zonas industriais altamente contaminadas, que haviam sido inundadas e estavam em perigo de espalhar toxinas.

"As pessoas têm que ser muito cautelosas à medida que passam pelo processo de reconstrução ... A EPA está monitorando isso, a EPA vai superar isso", disse Abbott.

Pelas ruas pode-se ver pilhas de entulho e restos de móveis danificados pelas águas
Pelas ruas pode-se ver pilhas de entulho e restos de móveis danificados pelas águas
Foto: Reuters

Veja também

Solidariedade transborda diante dos estragos do furacão Harvey:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade