PUBLICIDADE

Estados Unidos

Harvey avança pela Louisiana; número de mortes sobe para 35

31 ago 2017 - 07h25
(atualizado às 08h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores de Houston transportam seus pertences por ruas alagadas da cidade
Moradores de Houston transportam seus pertences por ruas alagadas da cidade
Foto: Reuters

A depressão tropical Harvey perdeu força nesta quinta-feira enquanto avançava para o interior do estado norte-americano de Louisiana, deixando para trás volumes recordes de chuvas que forçaram milhares de pessoas a sair de suas casas no Texas.

O número de mortes continuou crescendo à medida que corpos foram encontrados com o recuo das águas. Uma nova ameaça veio de explosões em uma indústria química atingida por enchentes em Crosby, cerca de 48 quilômetros a nordeste de Houston.

A tempestade que paralisou Houston deve ser um dos desastres naturais mais custosos da história dos Estados Unidos e apresentará ao governo do presidente Donald Trump enormes desafios humanitários e de reconstrução.

A tempestade deixou ao menos 35 mortos e forçou 32 mil pessoas a deixarem suas casas desde que atingiu o território norte-americano, na sexta-feira, na área de Rockport, no Texas, na costa do Golfo do México.

O Harvey foi o furacão mais forte a atingir o estado em meio século.

Casas estão parcialmente submersas em localidade de Houston
Casas estão parcialmente submersas em localidade de Houston
Foto: Reuters

Explosões

Duas explosões foram reportadas nesta quinta-feira na indústria química Arkema, atingida por inundações em Crosby, no Texas, e um policial foi levado para um hospital após inalar substâncias químicas, afirmou a companhia.

A empresa disse ter sido notificada pelo Centro de Operações de Emergência do Condado de Harris sobre duas explosões e sobre a presença de fumaça preta na instalação em Crosby.

"Peróxidos orgânicos são extremamente inflamáveis e, como acordado com autoridades públicas, o melhor curso de ação é deixar o fogo se desgastar sozinho", disse a empresa.

"Nós queremos que moradores locais estejam cientes que os produtos estão armazenados em múltiplas localizações pela instalação, e que a ameaça de uma explosão adicional persiste. Por favor não volte para áreas dentro da zona esvaziada".

A delegacia da região de Harris disse em sua conta no Twitter que um agente foi levado para o hospital, e que nove outros foram para hospitais por conta própria por precaução.

A empresa removeu o restante dos trabalhadores da instalação danificada na terça-feira, e o condado de Harry ordenou a retirada de moradores a um raio de 2,4 quilômetros da indústria, que desenvolve peróxidos orgânicos usados na produção de resinas de plástico, isopor, tintas e outros itens.

Central elétrica alagada pela tempestade tropical Harvey em Iowa, Louisiana 29/08/2017 REUTERS/Jonathan Bachman
Central elétrica alagada pela tempestade tropical Harvey em Iowa, Louisiana 29/08/2017 REUTERS/Jonathan Bachman
Foto: Reuters

Veja também

A tempestade Harvey em números:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade