PUBLICIDADE

Mundo

Governo da Itália apoia adesão de Finlândia e Suécia à Otan

Di Maio participou de reunião do G7 na Alemanha

13 mai 2022 - 15h43
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália apoia fortemente a entrada da Suécia e da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), declarou o ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, nesta sexta-feira (13).

Di Maio participou de reunião do G7 na Alemanha
Di Maio participou de reunião do G7 na Alemanha
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Estamos muito satisfeitos em recebê-los na aliança, uma aliança que garante a paz há décadas", enfatizou o chanceler italiano à margem do G7, na Alemanha.

Finlândia e Suécia são integrantes da União Europeia (UE), mas historicamente preferiram manter uma posição de neutralidade entre a aliança ocidental e a Rússia. No entanto, a invasão à Ucrânia, motivada pela crescente aproximação de Kiev com o Ocidente, fez os dois países repensarem seu status atual.

Apesar disso, o Kremlin já ameaçou tomar contramedidas caso as nações escandinavas se juntem à Otan.

O apoio da Itália é declarado no dia em que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse ser contra a entrada de Finlândia e Suécia na aliança.

Durante encontro com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nesta tarde, Di Maio também anunciou que a Itália apoia a tentativa da Ucrânia de ingressar na União Europeia (UE).

"A Itália apoia a Ucrânia e continua trabalhando para promover um processo diplomático para alcançar uma paz duradoura (na Ucrânia)", escreveu o ministro italiano no Twitter, ressaltando que o governo do premiê Mario Draghi "apoia a adesão da Ucrânia à UE".

"Para a Itália é essencial construir um caminho de negociação para alcançar a paz que seja o mais colegiado possível. Precisamos abrir uma mesa com a presença dos atores internacionais mais relevantes", acrescentou.

Crise alimentar -

Em relação à crise alimentar, Di Maio lembrou que "o aumento de preços que estamos testemunhando é preocupante" e "corremos o risco de uma guerra mundial do pão".

Segundo ele, no próximo mês, a Itália, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), apoiará uma iniciativa para enfrentar a crise alimentar na área do Mediterrâneo.

"Não é válido apenas para o continente europeu, há países africanos que estão sofrendo e estão vendo os preços subirem dramaticamente e isso tem consequências para a fome e os fluxos migratórios", enfatizou.

Por fim, Di Maio explicou que trabalhará com "os países mediterrâneos para ajudá-los a diversificar as fontes de abastecimento de necessidades básicas para evitar a fome e os fluxos migratórios".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade