PUBLICIDADE

Mundo

G7 promete defesa conjunta de democracias contra ameaças externas, diz autoridade da UE

5 jun 2018 - 17h43
(atualizado às 17h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Os líderes do G7 se comprometerão em sua cúpula nesta semana a cooperar na defesa de democracias de ameaças externas e estabelecer um mecanismo de resposta para esse fim, disse uma autoridade da União Europeia nesta terça-feira.

Visão externa da torre do Kremli em Moscou
16/03/2018
 REUTERS/Maxim Shemetov
Visão externa da torre do Kremli em Moscou 16/03/2018 REUTERS/Maxim Shemetov
Foto: Reuters

O G7 é formado por Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, França, Alemanha e Itália. Seus líderes devem se reunir em Charelvoix no Canadá de 8 a 9 de junho.

"Temos apoiado muito o compromisso de Charlevoix em defender a democracia de ameaças estrangeiras", disse uma importante autoridade da UE.

"Esse poderia ser um dos documentos adotados em Charlevoix. Neste contexto, os líderes se comprometerão a fortalecer sua cooperação para prevenir, frustrar e responder à interferência inaceitável de atores estrangeiros, visando minar os processos democráticos e os interesses nacionais dos países do G7", disse a autoridade.

"A intenção é estabelecer um mecanismo rápido de resposta do G7 para fortalecer nossa coordenação neste campo", disse a autoridade.

Em março, os Estados Unidos impuseram sanções a indivíduos e entidades russas por interferência nas eleições de 2016 nos EUA, e pesquisas mostraram que contas russas do Twitter enviavam mensagens em apoio ao Partido Trabalhista, na tentativa de influenciar as eleições britânicas do ano passado.

Outras democracias ocidentais também estão preocupadas com a intromissão russa em seus processos eleitorais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade