PUBLICIDADE

Mundo

Fundador do Alibaba, Jack Ma reaparece em público após meses

Sumiço de empresário gerou uma série de especulações mundiais

20 jan 2021 - 11h26
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O fundador do grupo Alibaba, Jack Ma, reapareceu nesta quarta-feira (20) em uma conferência virtual após ficar "sumido" de qualquer tipo de evento público desde o fim de outubro. O empresário participou de um encontro online com professores de áreas rurais da China, no âmbito dos projetos filantrópicos mantidos por sua empresa.

Jack Ma estava 'desaparecido' desde o fim de outubro
Jack Ma estava 'desaparecido' desde o fim de outubro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Não se sabe quais foram os motivos do sumiço de Jack, que vê as empresas Ant Group e Alibaba na mira das autoridades antitruste chinesas. Mas, diversas teorias surgiram durante o período - desde uma possível prisão ou que ele estivesse se protegendo das acusações do Partido Comunista Chinês e do presidente, Xi Jinping.

A reaparição de Jack ainda fez com que as ações do grupo Alibaba subissem 8,5% na Bolsa de Hong Kong.

O empresário é bastante conhecido por gostar de aparecer em eventos públicos, sejam profissionais ou não, e as primeiras notícias de seu sumiço vieram após ele deixar - ou ser retirado - do corpo de juízes de um reality show. Logo depois, o governo suspendeu o IPO de US$ 37 bilhões do Ant Group, que é uma subsidiária do Alibaba.

Segundo analistas, as ações do governo chinês são as maiores já feitas por Xi contra os magnatas da tecnologia e visam frear o avanço desse tipo de colosso digital por acreditarem que elas poderiam "minar" a estabilidade política atual.

Após as primeiras notícias de sumiço de Jack, o "Jornal do Povo", considerado a voz do PCC, publicou dois editoriais sobre as ações do antitruste.

"Para a economia das plataformas online, o reforço da supervisão contra monopólios não traz um 'inverno' para a indústria, mas sim um novo ponto de partida para um desenvolvimento melhor e mais saudável", dizia um deles à época. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade