PUBLICIDADE

Mundo

França diz que ainda não ratificará acordo UE-Mercosul

País disse que "não está pronto" para colocar acordo em vigor

2 jul 2019 - 09h33
(atualizado às 11h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A França informou hoje (2) que não está "preparada" para ratificar, neste momento, o acordo de livre-comércio assinado entre o Mercosul e a União Europeia (UE), o qual levou mais de 20 anos para ser negociado.

    "No momento, a França não está pronta para ratificar o acordo entre União Europeia e Mercosul", disse a porta-voz do governo de Paris, Sibeth Ndiaye, em entrevista à rede BFM TV.

    Segundo ela, a França quer analisar "os detalhes" do acordo e, após isso, "decidirá o que fazer". "Como no caso do acordo entre UE e Canadá, a França pretende pedir 'garantias' aos países do Mercosul", completou.

    A França é um dos países europeus mais reticentes ao acordo com o Mercosul, pois teme efeitos negativos em seu setor agrícola com a entrada de produtos sul-americanos no mercado. Além disso, o ministro francês do Meio Ambiente, François de Rugy, disse hoje que o tratado só será "ratificado se o Brasil respeitar seus compromissos" ambientais.

    "É preciso lembrara todos os países, entre eles o Brasil, de suas obrigações. Quando assinamos o Acordo Climático de Paris, colocamos em prática uma política que permite atingir objetivos de redução de emissão de gases de efeito estufa e de proteção da Floresta Amazônica", ressaltou.

    No último fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro tinha dito esperar que o Brasil fosse o primeiro país a aprovar o acordo de livre-comércio entre Mercosul e UE.

    Para vigorar, o acordo precisa do aval dos Parlamentos de todos os países-membros dos blocos.

    O acordo foi anunciado na última sexta-feira, durante a cúpula do G20 em Osaka, no Japão.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade