PUBLICIDADE

Mundo

Forças do Iraque finalizam captura de província de Kirkuk após choques com curdos

20 out 2017 - 16h08
Compartilhar
Exibir comentários

Forças do Iraque assumiram nesta sexta-feira o controle do último distrito da província de Kirkuk, rica em petróleo, ainda em mãos de combatentes curdos peshmerga após uma batalha de três horas, disseram fontes de segurança.

Veículo da polícia do Iraque é visto em Kirkuk
 19/10/2017     REUTERS/Ako Rasheed
Veículo da polícia do Iraque é visto em Kirkuk 19/10/2017 REUTERS/Ako Rasheed
Foto: Reuters

O distrito de Altun Kupri, ou Perde em curdo, se situa na estrada entre a cidade de Kirkuk - assumida por forças iraquianas na segunda-feira - e Erbil, capital da região semiautônoma do Curdistão, no norte do Iraque, que no mês passado realizou um referendo de independência contra a vontade de Bagdá.

Uma força composta de unidades do Serviço de Contraterrorismo do Iraque treinadas pelos Estados Unidos, da Polícia Federal e de combatentes apoiados pelo Irã conhecidos como Mobilização Popular iniciou o avanço sobre Altun Kupri às 7h30 locais, disse um porta-voz dos militares iraquianos.

    Forças curdas peshmerga se retiraram da cidade, localizada junto ao rio Zab, depois de enfrentarem a arremetida de soldados do Iraque munidos de metralhadoras, morteiros e granadas impulsionadas por foguetes, informaram fontes de segurança iraquianas. Nenhum lado deu informações sobre vítimas.

    As forças do governo central do Iraque avançaram sobre a província de Kirkuk praticamente sem oposição, já que a maioria dos peshmerga recuou sem lutar.

O progresso do governo alterou o equilíbrio de poder no norte iraquiano e deve acabar com as aspirações separatistas dos curdos, cuja maioria votou em 25 de setembro para se separar do Iraque e ficar com os campos de petróleo de Kirkuk.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade