Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Força aérea israelense ataca avião iraniano durante abastecimento a 2,3 mil km de distância

Exército israelense anunciou neste domingo, 15, que realizou bombardeio no aeroporto de Mashhad, terceira maior cidade do Irã, no nordeste do país

15 jun 2025 - 14h52
(atualizado às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército israelense anunciou neste domingo, 15, que realizou um bombardeio no aeroporto de Mashhad, a terceira maior cidade do Irã, no nordeste do país.

A força aérea atacou "um avião iraniano de reabastecimento de combustível no aeroporto de Mashhad (...) a cerca de 2.300 quilômetros de Israel", conforme um comunicado militar.

A fumaça ainda sobe de uma grande instalação petrolífera no sul de Teerã, Irã, em 15 de junho de 2025, após os ataques israelenses.
A fumaça ainda sobe de uma grande instalação petrolífera no sul de Teerã, Irã, em 15 de junho de 2025, após os ataques israelenses.
Foto: Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images

Segundo o Exército, o ataque é o de maior profundidade em território iraniano desde o início da ofensiva contra o Irã na sexta-feira, 13.

A agência de notícias iraniana Fars relatou ataques em dois locais da cidade e afirmou que as defesas aéreas foram ativadas na área. "Dois locais em Mashhad sofreram explosões e incêndios", informou a Fars.

A agência de notícias local Tasnim informou que as explosões foram ouvidas perto do aeroporto Shahid Hasheminejad da cidade.

Mashhad abriga o santuário Imam Reza, o local mais sagrado do Irã para os muçulmanos xiitas.

Este é o terceiro dia de conflito entre os dois países no Oriente Médio, que começou após o bombardeio surpresa de Israel em locais nucleares e militares do Irã na sexta-feira, 13, que matou vários generais de alto escalão e cientistas nucleares iranianos.

Até o momento, nenhum dos lados mostrou qualquer sinal de recuo. Israel diz que seus alvos são locais relacionados ao suposto trabalho iraniano com armas nucleares, mas o regime do Irã nega.

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse neste domingo que se os ataques israelenses ao Irã pararem, "nossas respostas também cessarão".

O balanço divulgado no sábado, 14, pelo embaixador do Irã na ONU, dizia que 78 pessoas já foram mortas no país e mais de 320 ficaram feridas. Em Israel, pelo menos 13 pessoas foram mortas em ataques iranianos./Com informações de AFP

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade