Tel Aviv e Jerusalém são alvos de mísseis iranianos, e Israel bombardeia Ministério da Defesa do Irã
Israel e Irã trocam ataques com mísseis do domingo, 15; mortos chegam a 90 pessoas
O conflito entre Israel e Irã chegou ao terceiro dia neste domingo, dia 15, com uma série de ataques com mísseis que deixaram ao menos 10 mortos e mais de 140 feridos em território israelense, segundo informações das autoridades locais. No Irã, mortos chegam a 78.
Durante a madrugada, seis pessoas morreram em Bat Yam, subúrbio de Tel Aviv, após um míssil atingir a região. Outras quatro vítimas fatais foram registradas na cidade de Tamra, no norte do país. O número de mortos desde o início da nova escalada de violência já chega a 13 em Israel.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Diante do cenário, o presidente israelense Isaac Herzog lamentou as perdas. "Nosso país amanhece triste, enfrentando uma manhã de extrema dificuldade. Nossos irmãos e irmãs foram assassinados e feridos em ataques criminosos do Irã contra a população civil em Bat Yam, Tamra e outros lugares", escreveu em sua conta na plataforma X.
As Forças de Defesa de Israel confirmaram ter bombardeado alvos estratégicos em Teerã, incluindo o ministério da Defesa iraniano. Autoridades iranianas, no entanto, afirmaram que prédios residenciais também foram atingidos.
Ainda na noite de sábado, um terminal de petróleo localizado no bairro Shahran, na capital iraniana, foi alvo de mísseis israelenses. Testemunhas relataram uma explosão de grande proporção, mas o Ministério do Petróleo do Irã informou que o incêndio foi contido. Conforme a CNN, Irã acumula 320 feridos.
Enquanto os mísseis cruzavam os céus do Oriente Médio, as trocas de ameaças entre os líderes dos dois países intensificaram o clima de tensão. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel prepara ataques que o Irã "não pode nem imaginar". Já a Guarda Revolucionária Iraniana prometeu uma reação "mais forte e expansiva" caso as ofensivas de Israel continuem.