Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

FBI faz buscas na casa de jornalista do Washington Post, diz New York Times

14 jan 2026 - 19h23
(atualizado às 19h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Agentes do FBI fizeram uma busca na casa de uma repórter do Washington Post nesta quarta-feira como parte de uma investigação sobre o compartilhamento de informações secretas do governo, disseram autoridades, em uma ação que, segundo os defensores da imprensa, ameaçava a liberdade jornalística.

A repórter, ‌Hannah Natanson, cobriu a campanha do presidente dos EUA, Donald Trump, para demitir centenas de milhares de funcionários federais e transferir os funcionários restantes para a ‌implementação de sua agenda.

REPÓRTER NÃO É ALVO DE INVESTIGAÇÃO, DIZ EDITOR

Em uma nota para a equipe, o editor executivo do Washington Post, Matt Murray, disse que agentes do FBI fizeram uma busca na casa de Natanson e apreenderam seus dispositivos eletrônicos. Ele disse que ela e o jornal não são alvos da investigação, que está ligada a um prestador de serviços do governo acusado de reter ilegalmente materiais confidenciais.

"Essa ação extraordinária e agressiva é profundamente preocupante ‍e levanta questões e preocupações profundas sobre as proteções constitucionais para o nosso trabalho", escreveu Murray.

Em dezembro, Natanson escreveu um artigo sobre sua experiência pessoal nesta cobertura, intitulado "I am The Post's 'federal government whisperer.' It's been brutal" ("Sou a 'reveladora de segredos do governo federal' do Post. Tem sido brutal", em tradução livre). Neste artigo, ela relatou o ritmo implacável de ligações e mensagens que recebeu de ex e atuais funcionários ‌federais frustrados com as mudanças.

Ela não respondeu a um pedido de comentário.

Os promotores alegam que o prestador Aurelio ‌Perez-Lugones fez capturas de tela de relatórios de inteligência confidenciais e imprimiu esses documentos, de acordo com uma queixa criminal. Os investigadores também encontraram documentos marcados como "secretos" em uma lancheira no carro de Perez-Lugones e em seu porão, de acordo com um depoimento do FBI.

"O governo Trump não tolerará vazamentos ilegais de informações confidenciais que, quando relatadas, representam um grave risco para a segurança nacional de nossa nação", disse Bondi no X.

"MARCAS REGISTRADAS DE REGIMES NÃO LIBERAIS"

"As buscas em redações e jornalistas são marcas registradas de regimes não liberais, e devemos garantir que essas práticas não sejam normalizadas aqui", disse Jameel Jaffer, diretor executivo do Knight First Amendment Institute.

Trump sempre adotou uma abordagem antagônica em relação à mídia e entrou com ações judiciais contra a BBC, o New York Times, o Wall Street Journal e um jornal de Iowa. Todos os quatro veículos estão lutando contra Trump no tribunal. Outros, incluindo a CBS e a ABC, pagaram milhões de dólares para resolver processos movidos por Trump alegando cobertura injusta.

Promotores no passado recorreram ocasionalmente aos tribunais para tentar obter informações de repórteres, o caso mais notável em uma investigação de vazamento de 2009 que obteve emails do repórter da Fox News James Rosen. Mas eles raramente, se é que alguma vez o fizeram, invadiram a casa de um repórter, disse Gabe Rottman, do Comitê de Repórteres para a Liberdade de Imprensa, e a apreensão de seus dispositivos eletrônicos poderia dar a eles acesso a material sensível que não tem nada a ver com o caso Perez-Lugones.

"Independentemente de ter sido essa a intenção ou não, isso certamente poderia ter o ‌efeito de inibir a coleta de notícias de fontes confidenciais em geral", disse Rottman.

Sob o comando do proprietário Jeff Bezos, a quarta pessoa mais rica do mundo, o Post mudou sua seção de opinião, que antes era de esquerda, para a direita, mas sua cobertura de notícias continua apartidária. A Amazon.com, fundada por Bezos, doou US$1 milhão para a posse de Trump no ano passado, e Bezos foi um dos vários magnatas da tecnologia que estiveram na cerimônia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade