PUBLICIDADE

Mundo

Exército sudanês e civis selam acordo para compartilhar poder

17 ago 2019 - 16h38
Compartilhar
Exibir comentários

A principal coalizão de oposição do Sudão e o conselho militar governista assinaram, neste sábado, um acordo final de compartilhamento de poder que abre caminho para um governo de transição e, eventualmente, eleições, depois da queda do longevo líder Omar al-Bashir. 

Dezenas de milhares de pessoas de todas as idades foram às ruas da capital Cartum comemorar, com muitos dirigindo-se à recém-batizada Praça da Liberdade, anteriormente o local de muitos dos comícios de Bashir. 

Estabilidade no Sudão, que atravessa uma crise econômica, é vista como crucial para uma região volátil sofrendo com conflitos e insurgências do Chifre da África ao Egito e à Líbia. 

Um dos principais generais do Sudão, Mohamed Hamdan Dagalo, vice do conselho militar, o representante da aliança de oposição, Ahmad al-Rabie, iniciaram o acordo em 4 de agosto e foram os principais signatários neste sábado. 

Os presentes na sala aplaudiram e gritaram e uma orquestra tocou uma música patriótica.

"Convido todos a fazerem deste dia uma nova etapa para superar a amargura do passado e olhar para o futuro", disse o general Abdel Fattah al-Burhan, chefe do conselho militar, ao fim da cerimônia. 

O Conselho Militar de Transição (TMC) governa o Sudão desde abril, quando o exército derrubou Bashir, após meses de protestos contra seu governo, durante o qual dúzias de manifestantes foram mortos.

O TMC e a principal aliança de oposição, Forças da Liberdade e Mudança (FFC), negociam um acordo de compartilhamento de poder desde então, mas a manutenção da agitação, durante a qual mais manifestantes foram mortos, atrasou o acordo. 

Sob o acordo de sábado, o conselho terá cinco membros de cada um dos lados, mais um civil escolhido por ambos. Nomeará o novo primeiro-ministro do Sudão com base em uma nomeação do FFC.

O principal desafio para o novo governo será a crise econômica originada pela escassez de moeda estrangeira, resultando em uma crise de liquidez e longas filas para combustível e pão. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade