PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Exercícios militares da Otan mostram preparação para possível conflito com Rússia, diz Moscou

4 mai 2024 - 12h33
Compartilhar
Exibir comentários

Os exercícios militares de quatro meses da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) perto das fronteiras da Rússia, conhecidos como Steadfast Defender, são prova de que a aliança está se preparando para um possível conflito com a Rússia, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo neste sábado.

A porta-voz, Maria Zakharova, rejeitou as acusações feitas pela Otan nesta semana de que a Rússia está envolvida em ataques híbridos contra seus Estados-membros, dizendo que se tratava de "desinformação" enganosa com o objetivo de distrair as pessoas das atividades da aliança.

Em comunicado, ela afirmou que foi a Otan que travou uma guerra híbrida com a Rússia ao apoiar a Ucrânia com armas, inteligência e finanças.

"Neste momento, o maior exercício da Otan desde a Guerra Fria, o Steadfast Defender, está ocorrendo próximo às fronteiras da Rússia. De acordo com seu cenário, as ações da coalizão contra a Rússia estão sendo praticadas usando todos os instrumentos, incluindo armas híbridas e convencionais", disse ela em um comunicado.

"Temos que admitir que a Otan está se preparando seriamente para um 'conflito potencial' conosco."

As relações entre a Rússia e o Ocidente estão em seu ponto mais hostil em décadas após o início do conflito militar da Rússia na Ucrânia em 2022.

Ao anunciar o início dos exercícios em janeiro, a Otan disse que 90.000 soldados participariam, ensaiando como as tropas dos Estados Unidos poderiam reforçar os aliados europeus em países que fazem fronteira com a Rússia e no flanco oriental da aliança, caso um conflito se desencadeasse. Os treinos, o maior exercício da aliança desde a Guerra Fria, estão programados para acontecer até maio.

Na época, a Rússia disse que os exercícios marcavam um "retorno irrevogável" da aliança aos esquemas da Guerra Fria.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade