Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-presidente do Irã, Ahmadinejad concorrerá nas eleições presidenciais, diz TV estatal

2 jun 2024 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários

Ex-presidente linha-dura do Irã, Mahmoud Ahmadinejad registrou-se para concorrer à presidência nas eleições do país de 28 de junho, organizadas após a morte de Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero no mês passado, informou a televisão estatal iraniana neste domingo.

No entanto, ele poderá ser excluído da disputa: o Conselho Guardião do país, liderado por clérigos, examinará os candidatos e publicará a lista dos qualificados em 11 de junho.

Ahmadinejad, um antigo membro da Guarda Revolucionária de elite do Irã, foi eleito presidente do país pela primeira vez em 2005 e renunciou ao cargo devido a limites de mandato em 2013.

Ele foi impedido de concorrer às eleições de 2017 pelo Conselho Guardião, um ano depois de o líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, alertá-lo de que sua participação "não era do seu interesse e do país".

Desenvolveu-se uma divergência entre os dois depois de Ahmadinejad ter defendido explicitamente controles sobre a autoridade final de Khamenei.

Em 2018, numa rara crítica dirigida a Khamenei, Ahmadinejad escreveu-lhe apelando a eleições "livres".

Khamenei apoiou Ahmadinejad depois da sua reeleição em 2009 ter desencadeado protestos em que dezenas de pessoas foram mortas e centenas detidas, abalando a teocracia dominante, antes que as forças de segurança lideradas pela elite do Corpo da Guarda Revolucionária (IRGC) reprimissem a agitação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade