Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-presidente do Afeganistão está nos Emirados Árabes Unidos

Ghani fugiu do país horas antes de o Talibã tomar Cabul

18 ago 2021 - 11h49
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente do Afeganistão Ashraf Ghani está nos Emirados Árabes Unidos, confirmou o Ministério das Relações Exteriores do país nesta quarta-feira (18). O político fugiu de Cabul poucas horas antes do grupo fundamentalista Talibã retomar o poder após 20 anos.

Ashraf Ghani fugiu do país horas antes do Talibã tomar poder em Cabul
Ashraf Ghani fugiu do país horas antes do Talibã tomar poder em Cabul
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"O Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos pode confirmar que acolheu o presidente Ashraf Ghani e sua família no país por motivos humanitários", diz a curta nota oficial.

Ghani fugiu do palácio presidencial no início do domingo e seu paradeiro era desconhecido desde então. Rumores apontavam que ele teria fugido para o Tajiquistão, mas o governo nacional negou rapidamente a informação.

Logo após a fuga, o então presidente afirmou que abandou o país "para evitar um banho de sangue" onde "incontáveis compatriotas seriam martirizados, e a cidade de Cabul seria destruída". Com a saída do presidente, o Talibã entrou na capital do país sem resistência nenhuma.

Desde então, o grupo fundamentalista adotou um tom "moderado", dizendo querer respeitar direitos humanos sob a lei islâmica (sharia) para não ter "problemas com a comunidade internacional" e anunciando uma anistia geral porque "não quer inimigos nem externos, nem internos".

No entanto, há temores de que os talibãs voltem a implementar um rígido sistema de controle do emirado islâmico, como tinham antes da invasão dos Estados Unidos em 2001, e que submetia, especialmente, as mulheres a regras que as impediam até de sair de casa sozinhas. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade