PUBLICIDADE

Mundo

Ex-guarda de campo nazista de 101 anos é condenado a prisão

Joseph Schuetz recebeu pena de 5 anos por cumplicidade

28 jun 2022 - 10h54
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos ex-guardas do campo de concentração nazista Sachsenhausen, Joseph Schuetz, 101 anos, foi condenado a cinco anos de prisão por cumplicidade em crimes de guerra nesta terça-feira (28).

Joseph Schuetz foi considerado culpado por cumplicidade no assassinato de mais de 3,5 mil prisioneiros em campo de concentração
Joseph Schuetz foi considerado culpado por cumplicidade no assassinato de mais de 3,5 mil prisioneiros em campo de concentração
Foto: Adam Berry / AFP / Ansa - Brasil

O alemão, que é a pessoa mais velha a ser julgada por crimes do tipo, foi acusado de envolvimento no homicídio de 3.518 prisioneiros do campo de concentração, que ficou ativo entre os anos de 1936 e 1945 em Oranienburg.

Conforme os procuradores, o ex-guarda "ajudou e incentivou a execução por fuzilamento de prisioneiros de guerra soviéticos em 1942", além do assassinato de prisioneiros "usando o gás venenoso Zyklon B".

Schuetz tinha 21 anos na época dos crimes e trabalhou em Sachsenhausen entre 1942 e 1945.

Durante o julgamento em Brandemburgo, iniciado em 2021, o ex-guarda afirmou que era "inocente" e chegou a dizer que "não sabia o que estava fazendo" ali. No entanto, em seus depoimentos ao júri, Schuetz se contradisse mais de uma vez e até chegou a negar que trabalhou como guarda no local - algo refutado por diversos documentos da época.

A defesa do homem anunciou que irá recorrer da decisão, mas mesmo com a pena, é muito difícil que Schuetz vá para a cadeia por conta da sua idade e de problemas de saúde.

Segundo dados oficiais, o campo de concentração Sachsenhausen recebeu mais de 200 mil prisioneiros durante a época em que ficou em funcionamento, incluindo judeus, ciganos, homossexuais e prisioneiros de guerra.

Milhares morreram ali de fome, trabalho forçado, fuzilamentos ou foram assassinados em experimentos médicos. Apenas ao fim da guerra, o local foi libertado por tropas soviéticas. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade