Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-cotado para Papa, cardeal aponta situação 'desumana' em Gaza

Pierbattista Pizzaballa criticou postura 'inaceitável' de Israel

11 jun 2025 - 14h47
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, que chegou a ser cotado como possível sucessor do papa Francisco, denunciou nesta quarta-feira (11) uma situação "desastrosa, dramática e desumana" na Faixa de Gaza.

Pierbattista Pizzaballa chegou a ser cotado para sucessão do papa Francisco
Pierbattista Pizzaballa chegou a ser cotado para sucessão do papa Francisco
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em entrevista à emissora RaiNews24, o prelado italiano disse que o sistema sanitário do enclave "colapsou completamente", com carência "de remédios, higiene, água e comida".

"A situação permanece desastrosa, dramática e desumana. Estou atônito, não consigo entender o significado de tudo isso, que ultrapassa qualquer limite compreensível", declarou Pizzaballa, principal referência dos católicos na Terra Santa.

"Quem está pagando por essa guerra são os últimos, os pobres, as mulheres e as crianças, que não apenas estão com fome, mas que também não vão mais à escola", acrescentou o cardeal, denunciando uma "deriva incompreensível de quem está semeando ódio em todo o Oriente Médio".

Pizzaballa ainda definiu como "inaceitável" a conduta do governo de Israel, alvo de crescente pressão internacional para interromper a ofensiva em Gaza e permitir a entrada de ajuda humanitária no enclave, e assegurou que tem mantido contato com o papa Leão XIV sobre o assunto.

A guerra foi deflagrada após atentados terroristas do Hamas que deixaram 1,2 mil mortos em Israel. Desde então, o conflito já custou as vidas de cerca de 55 mil palestinos em Gaza.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade